Ações da Procuradoria da Mulher são divulgadas para novos servidores

Ações da Procuradoria da Mulher são divulgadas para novos servidores
fOTO DIVULGAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (14), representantes da Procuradoria da Mulher, órgão da Câmara de Vereadores reuniram-se com servidores de gabinetes e setores administrativos, para divulgar, internamente, as futuras ações voltadas às mulheres vítimas de violência, na sede do Legislativo Municipal.

O encontro ocorreu no Plenário da Casa de Leis, por propositura da procuradora, vereadora Evalda Reis e da coordenadora da Procuradoria, Franciele Soares da Silva e teve como público alvo novos assessores e servidores.

Na ocasião, a coordenadora da Procuradoria, Franciele, falou sobre a estrutura de funcionamento, as formas de acolhimento e encaminhamento de denúncias, além das ações previstas para fortalecer a rede de proteção às mulheres no município.

Os vereadores professora Maria Diogo e Robson do Alinhamento compareceram à reunião.

A vereadora Evalda destacou o surgimento do órgão dentro da Câmara (a busca por referências no Brasil), bem como, mobilizações políticas para viabilizar as ações.

“É um espaço voltado para o atendimento de mulheres em situação de violência, ao enfrentamento. Construído pela Mesa Diretora e aprovados pelos meus pares. É necessário falar, fazer políticas públicas, para que o enfrentamento a violência contra a mulher alcance quem precisa de ações e políticas públicas”, enfatizou a vereadora e procuradora.

Para 2025, o objetivo é realizar inúmeras ações, contando com apoio, sobretudo das vereadoras e servidoras da Câmara.

Compete à Procuradoria da Mulher zelar pela participação mais efetiva das Vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara e ainda:

I - receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher;

II - fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual e municipal, que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito estadual e municipal;

III - cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres;

IV - promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu défice de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às Comissões da Câmara.