Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual: Justiça Eleitoral garante acessibilidade e cidadania

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual: Justiça Eleitoral garante acessibilidade e cidadania

Celebrado anualmente em 13 de dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é uma data dedicada à conscientização sobre a importância da inclusão e da acessibilidade para as pessoas com cegueira total e baixa visão. O dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do advogado José Álvares de Azevedo, pioneiro na educação de cegos no Brasil.

A celebração foi instituída em 1961, como Dia Nacional do Cego, tendo sida alterada posteriormente para inclusão das pessoas com baixa visão ou cegueira parcial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem atualmente uma dessas condições.

Eleições 2024 foram ainda mais inclusivas

As urnas eletrônicas usadas nas Eleições deste ano trouxeram como novidade a voz sintetizada Letícia. A ferramenta fornece instruções básicas para dar início à votação, além de informar o cargo em votação, números digitados e o nome do candidato escolhido.

A Letícia representou um avanço em relação aos antigos áudios gravados que funcionaram nas urnas entre 2000 e 2018. A tecnologia anterior comunicava o cargo em votação e os números digitados, mas não informavam o nome dos candidatos. Além disso, a sintetização de voz necessitava de um toque mais “humano” para melhorar a compreensão das palavras pelo eleitorado com deficiência visual.

O TRE Pernambuco também empreendeu esforços no período pré-eleitoral para a divulgação dos recursos aos eleitores. Eventos em todo o estado coordenados pela Comissão de Acessibilidade contaram com a participação de eleitores com deficiência e cobertura da mídia, para a disseminação das informações.

TRe-PE - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual TRe-PE - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

 

Fonte: TRE