“QUEM FREIA AS ESTIMATIVAS DO CÂNCER SÃO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIGNIDADE À MULHER”, AFIRMA LIA NOGUEIRA

campanha Outubro Rosa começou e alerta para a alta incidência dos casos de câncer na mama e colo de útero registrada em Mato Grosso do Sul. Conforme dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), em Mato Grosso do Sul a estimativa é que ocorram 910 novos casos de neoplasia (câncer de mama) a cada 100 mil habitantes.
O “Boletim Epidemiológico - Mortalidade por grupos de causas em Mato Grosso do Sul” de 2022, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), já posicionava o câncer de mama como a causa de 28,2% das mortes entre as mulheres de 40 a 49 anos, e 18,2% dos óbitos entre a faixa etária de 50 a 59 anos naquele ano.
Para a deputada Lia Nogueira (PSDB), as estimativas devem servir não como uma sentença às mulheres sul-mato-grossenses, mas um indicador do que o Estado deve lutar para não se concretizar.
“Muitas vezes recebemos esses levantamentos e apenas reverberamos os números. Mas, a verdade é que eles não devem ser uma previsão do futuro, mas sim uma realidade que não podemos permitir que se cumpra. Quem freia as estimativas do câncer são as políticas públicas que garantem dignidade à mulher”, afirma a parlamentar.
A deputada destaca a ciência como fundamento do enfrentamento da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, um estilo de vida mais saudável e acesso ao diagnóstico precoce ampliam significativamente as chances de cura. Fatores de risco estão associados a obesidade, alcoolismo, menopausa, uso crônico de anticoncepcionais e histórico familiar.
“A medicina nos mostra que há formas de prevenir e cabe ao Estado e aos municípios garantir que as nossas mulheres encontrem o amparo que precisam, seja nas unidades de saúde, seja nos centros especializados, nos órgãos públicos responsáveis por garantir o bem-estar da cidadã”, enfatiza.
MANDATO REPRESENTATIVO
Lia Nogueira tem sido uma voz ativa para as mulheres sul-mato-grossenses na Assembleia Legislativa. Com projetos que incluem ampliação da assistência de saúde, segurança e educação, a parlamentar tem pavimentado um caminho promissor para valorização das necessidades desse grupo. “A mulher tem voz, tem sonhos, tem objetivos e uma força única para vencer na vida. Se a gente não tiver espaço para lutarmos umas pelas outras, não é possível assegurar a melhora da nossa qualidade de vida”, finaliza.
FONTE: https://www.prontofaleims.com.br/noticia/4220/quem-freia-as-estimativas-do-c-ncer-s-o-as-politicas-publicas-de-dignidade-a-mulher-afirma-lia-nogueira
Comentários (0)
Comentários Facebook