Vaca atolada suculenta e menos gordurosa com poucos ingredientes

Vaca atolada é uma delícia, mas há quem tenha problemas com a quantidade de gordura que, normalmente, fica no caldo. Mas além de limpar bem a carne e retirar o excesso de gordura, ainda dá para cozinhar a carne separadamente, deixando o caldo pouco gorduroso, e com um segredinho para que ele fique espesso e com textura bem sedosa. Confira:
Ingredientes:
- 1 kg de costela de boi em pedaços
- 1 kg de mandioca em cubos
- 2 cebolas picadas
- 5 dentes de alho picados
- 2 tomates sem pele e sem sementes picados
- óleo
- sal e pimenta do reino
- salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
- Numa panela de presão coloque um fio de óleo e refogue a costela até dourar. Junte 2 litros de água quente, tampe e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até que ela esteja macia.
- Enquanto isso, cozinhe também a mandioca em água com sal. Aproveite esse tempo pra picar tudo da receita também: cebolas, alho, tomates. Você pode usar tomate pelado em lata ou mesmo retirar a pele deles fazendo um x com a ponta da faca na base e mergulhando por uns 30 segundos numa panela com água fervente. A pele começa a se soltar assim, e em água fria você pode retirar toda a pele.
- Quando a costela estiver cozida, escorra toda a água. Faça isso porque solta muita gordura na água. Muita gente vai dizer: ah, mas vai o gosto da carne embora nessa água, mas essa opção é para quem prefere um resultado final menos gorduroso.
- Numa panela grande coloque a cebola em um fio de óleo e deixe dourar bem. Junte a costela e refogue um pouco (uns 5 minutos só). Adicione o alho e tempere com sal e pimenta do reino. Junte os tomates e adicione mais uns dois litros de água, que deve estar quente. Misture bem. É agora que estamos fazendo um caldo bem gostoso pra vaca atolada.
- Junte a mandioca já cozida e deixe cozinhar uns 10 minutos. Retire um pouco do caldo, cerca de 3 ou 4 xícaras. Retire com um pouco da mandioca e tomate também. Bata no liquidificador, pois é isso que vai deixar o caldo mais encorpado. Volte para a panela e cozinhe mais um pouco, até chegar numa espessura de sua preferência.
- Não precisa ficar muito tempo, já está tudo cozido. Experimente e acerte o sal se necessário. Coloque a cebolinha e salsinha e misture só antes de servir, pra manter o sabor. Ou, se preferir, sirva num potinho ao lado só pra quem quiser colocá-la. Sirva com arroz branco.
Comentários (0)
Comentários Facebook