Escola do Legislativo retoma visitas guiadas e recebe alunos da educação infantil

Escola do Legislativo retoma visitas guiadas e  recebe alunos da educação infantil
fOTO DIVULGAÇÃO
Escola do Legislativo retoma visitas guiadas e  recebe alunos da educação infantil
Escola do Legislativo retoma visitas guiadas e  recebe alunos da educação infantil

Desde o dia 14 de junho a Câmara Municipal de Três Lagoas estava sem receber crianças pelo projeto “Visita Guiada” da Escola do Legislativo. Isso porque na sequência veio o período de férias escolar e depois o período eleitoral. Na manhã desta quinta-feira (17), o plenário e os corredores da Casa do Povo voltaram a se encher dessa energia curiosa dos pequenos e o projeto foi retomado.

A Escola Exitus é a primeira na agenda do segundo semestre de 2024. Amanhã (18), os pequeninos da CEI Maronita Pereira dos Santos também terão o privilégio de conhecer o Poder Legislativo por meio de palestras, jogos, vídeos e interação com os vereadores e servidores públicos.

O presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, gravou um vídeo dando boas vindas aos alunos e desejando um a visita proveitosa. Também é apresentado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Câmara, sobre os três poderes.

A coordenadora do Exitus, Fernanda Rodrigues, contou que a escola já tinha participado do projeto no ano passado, com o 6º ano. Agora, com o 5º ano, contou que a experiência foi novamente muito boa, principalmente pela metodologia utilizada. “Nossa escola trabalha com várias saídas pedagógicas, em todas as séries, para que os alunos vivenciem aquilo que estão aprendendo em sala de aula, para associar melhor o conteúdo”, relatou.

Para a professora Laura, “como o assunto foi tratado em sala de aula, ficou mais interessante e os alunos se sentiram mais soltos em participar, pois dominavam o conteúdo. Como tivemos recentemente as eleições, também ficou mais fácil trabalhar o tema”. Também estavam acompanhando o grupo a professora Isabel e o professor Willian.

Henry, 11 anos, contou que a palestra inicial com a coordenadora da Escola do Legislativo, Mayara Zotelli, foi o momento que mais gostou. “Como já tinha visto o conteúdo em sala de aula e com meus pais, foi legal vivenciar e comprovar tudo aqui”, destacou. Henry finalizou dizendo que só não achava que a Câmara fosse tão grande.

 

O projeto

O que é Poder Legislativo? Quais são os três poderes? Porque uma cidade tem vereadores? Para responder estas e outras perguntas, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Lagoas realiza o projeto “Visita Guiada”.

Após as apresentações, brincadeiras, lanches e entregas dos certificados, a Visita é encerrada com um tour pela Câmara, sobretudo, pelos gabinetes para que as crianças conheçam mais os parlamentares, seus assessores e toda a estrutura disponível.

O projeto tem o apoio da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), que fornece o transporte dos estudantes. Para saber mais, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo ramal (67) 3509-6375 e falar com a coordenadora Mayara.

 

Visita Guiada recebe alunos da educação infantil

Nesta sexta-feira (18), a Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Três Lagoas, recebeu um grupo diferenciado de alunos, para a Visita Guiada. Foram 12 crianças, na faixa dos cinco anos, do Centro de Educação Infantil (CEI) Maronita Pereira dos Santos, localizado no bairro Jupiá, coordenados pela professora Sandra Moreira Delgado Eserian.

Embora a Visita Guiada tenha como público-alvo os alunos a partir do 5º ano, a diretora da Escola do Legislativo, Mayara Reis, adaptou as apresentações, reduzindo o tempo das palestras e incluindo dinâmicas específicas para a faixa etária da educação infantil.

Entre as dinâmicas, as crianças puderam vivenciar a possibilidade de contribuir com impostos, usando dinheiro simbólico. A seguir, foram dividas em dois grupos, um que executou a obra de uma escola, representando a prefeitura, e outro que fiscalizou a construção, representando os vereadores.

Elas também assistiram a um vídeo, em linguagem infantil, sobre cidadania, receberam materiais educativos sobre o Poder Legislativo, visitaram alguns setores, interagiram com a vereadora Evalda Reis e receberam um lanche.

Ao final, protocolaram uma solicitação para que a Câmara busque, junto à Prefeitura, a criação de oficinas para crianças em vulnerabilidade no bairro Jupiá, a exemplo das atividades que são realizadas no Crase e na AABB Comunidade. A indicação foi fruto de discussão entre os pais, filhos e a professora.